Três torcedores do Grêmio de Santa Maria, investigados por agredir outro torcedor na volta de um jogo, em um parador na cidade de Montenegro, foram para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). Os três, que tinham mandados de prisão preventiva, eram considerados foragidos desde dezembro, quando o delegado responsável pelo caso, André Roese, indiciou o trio por tentativa de homicídio qualificado. O Ministério Público de Montenegro fez a denúncia pelo mesmo crime (com qualificadoras de motivo fútil, recurso que dificultou a defesa e meio cruel), além do crime de dano.
Encontrado corpo de jovem afogado em Restinga Sêca
De acordo com o delegado Gabriel Zanella, da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, os três se apresentaram na tarde desta quarta-feira na delegacia. Da DP, foram levados para a casa prisional.
Wedner Lima, advogado de defesa de dois dos torcedores, Edison Costa de Alencar e Mauro Henrique Marques, explica que vai pedir um habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que os dois possam recorrer em liberdade. Antes, outro advogado que cuidou da defesa deles em um primeiro momento, já havia solicitado o habeas corpus, que foi negado:
- Entendemos que agora que surge um fato novo, vamos pedir um novo junto so STJ, em Brasília e também vamos apresentar a defesa no processo que corre em Montenegro.
Gustavo Souza, advogado de defesa do torcedor Mateus Martins, fala que o cliente agiu em legítima defesa, pois foi recebido de forma premeditada, a predadas, e apenas se defendeu.
- No vídeo aparece Mateus se defendendo e impedindo que continuem a agredir o homem que está no chão. Ele nunca sofreu algum processo judicial, é um homem trabalhador. Injusta toda essa acusação contra ele. Com certeza será absolvido - explicou o advogado
Sorteados nomes que vão compor júri de réu da Kiss
O CASO
O crime aconteceu no dia 1º de dezembro, quando as torcidas voltavam de uma partida em Porto Alegre. De acordo com Roese, existe uma desavença entre dois grupos de torcedores, que já estavam trocando provocações naquele dia. . Quando o ônibus fretado por uma das torcidas estacionou no restaurante em Montenegro, passou a ser alvo de garrafadas arremessadas pelos torcedores da outra, que recém haviam desembarcado de um micro-ônibus. Após os torcedores descerem do ônibus, iniciou-se a briga. Imagens de câmeras de segurança mostram que um dos torcedores foi agredido brutalmente quando já estava caído no chão: